sexta-feira, julho 21, 2006

Edcarlos


Nos pênaltys. Na marra. Sem espetáculo.
Alguns comentaristas têm apontado Edcarlos como o destaque do jogo entre São Paulo e Estudiantes, nesta quarta no Morumbi, valendo a classificação para a semi-final da Libertadores da América. Na verdade, Edcarlos disputa a preferência dos jornalistas com o goleiro Rogério Ceni, que defendeu uma cobrança de pênalty, e ainda marcou o seu, ao cobrar o segundo da série.
Eu discordo de ambos os lados. Pra mim não foi nem o Edcarlos, que marcou o gol Tricolor que levou à decisão por pênaltys, nem Rogério, que foi decisivo, sim, nas penalidades, mas sim Josué o melhor em campo. Marcou como um leão, armou o jogo, desarmou, chamou a responsabilidade pra si. O que é revelador, aliás.
Onde estava Danilo, que não saiu da marcação adversária? Onde estava Júnior, que deveria dividir a tarefa de armação com Danilo? E Ricardo Oliveira, esperança de gols? Thiago? Leandro? Souza? Quando um destaque em um jogo decisivo em casa é ou um goleiro, ou um volante ou um zagueiro reserva, algo não está indo bem, certo?
Nem sempre.
Na verdade, o São Paulo vem jogando assim já a uns três anos. Sempre no limite do estritamente necessário, com alguns jogos muito bons. Parece que o time, que tem muito talento distribuído pelo campo, sabe exatamente a medida do que precisa ser feito em campo para garantir a vitória. Não se trata de jogo feio, ou falta de vontade, mas sim de uma certa sabedoria. Que, aliás, exaspera a quem está na arquibancada.
Um exemplo extremo e feliz é a decisão do Mundial, dezembro passado em Yokohama contra o Liverpool: parecia que o jogo não iria terminar nunca, tamanha agonia proporcionada pelo jogo cerebral e no limite do controle imposto pelo Tricolor aos ingleses. Vencemos, com um gol de Mineiro, todos sabem. Foi o suficiente para entrar pra história. Foi algo que o Milan, por exemplo, não soube fazer contra o mesmo Liverpool na decisão da champions league.
Tem sido e vai continuar sendo assim: na medida exata pra vencer.
Se não der pelo talento, podemos contar com que o time se transmute em uma espécie de Edcarlos metafórico e vença. Desajeitado, na marra, correndo perigo.
Mas vença!

2 Comments:

Blogger Patrick Gleber said...

ATENÇÃO BLOGUEIROS QUEREM NOS CALAR!

Na terça-feira passada o site do Tribunal Superior Eleitoral trouxe a seguinte notícia:

“PSL pergunta se blogs podem opinar sobre candidatos

Brasília, 18/07/2006 - O secretário-geral da executiva nacional do Partido Social Liberal (PSL), Ronaldo Nóbrega, protocolou Consulta junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na qual questiona se os blogs podem opinar sobre os candidatos.”

Veja tudo sobre a notícia veiculada pelo site do TSE no meu blog e opine você também


http://www.blogdopatrick.blogspot.com

21 julho, 2006 17:20  
Blogger mobilemob said...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»

19 agosto, 2006 07:13  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home