quarta-feira, julho 19, 2006

Podres Poderes ( El pelotero )

Está em cartaz no Senac da Lapa, aqui em São Paulo, uma exposição fotográfica sobre os 10 primeiros anos da Revolução Cubana, informa o sítio NoMínimo.
A imagem aí acima é uma das que estão expostas à visitação do público.
É curioso ( tristemente curioso, por sinal... ) notar como é possível e até digno de elogios no mundo subdesenvolvido montar uma exposição que tenha como tema o elogio do nascimento de um regime genocida e tirânico como o de Fidel Castro. A idiotia politicamente correta e terceiro-mundista, informada por um preconceito esquerdóide e burro consegue fazer crer aos olhos da opinião pública que ditaduras de esquerda são melhores e mais moralmente justificáveis do que suas congêneres de direita.
Imaginem se fosse aventada a possibilidade de uma exposição sobre os primórdios do governo Pinichet, por exemplo, em que pese a base construída por ele para o salto de desenvolvimento que proporcionou ao Chile se tornar o mais desenvolvido país da América Latina. Não é o caso de justificar os assassinatos e a repressão do ditador chileno, mas apenas apontar uma aberração ideológica: Fidel assassinou, torturou, reprimiu e acabou levando seu país à miséria.
Pinochet cometeu os mesmos crimes, mas transformou o Chile em uma nação pujante.
Ainda assim, ele é ( merecidamente ) considerado um monstro.
Fidel ainda hoje ostenta ares de santidade e recebe ministros de estado que choram convulsivamente de emoção em suas barbas...
Mas todos nós que prestamos alguma atenção à história sabemos qual foi o uso que ele fez do bastão que segura na imagem profética.
Será que sempre precisaremos de ridículos tiranos?