quarta-feira, julho 19, 2006

À Certa Distância

Dois bons textos foram publicados no Spiked! sobre a crise no Oriente Médio, um antes e outro após a deflagração final das agressões e retaliações de parte a parte entre Israel e o Hezbollah. O texto que antecede o conflito armado é de autoria de Brendan O´Neill ( http://www.spiked-online.com/index.php?/site/article/927/ ) e o que foi publicado depois do sequestro dos dois soldados israelenses e das retaliações israelenses é de Mick Hume ( http://www.spiked-online.com/index.php?/site/article/1139/ ) .
Ambos tratam do aspecto espetaculoso e sobrevalorizado que a questão palestina, com todas suas implicações para o cenário geopolítico da região, tem tomado ao longo dos últimos anos. Uma tese central que se depreende da argumentação dos articulistas é a de que tem se dado ao conflito uma dimensão que não é a verdadeira, ainda que ela seja, de fato muito importante e demande uma solução premente.
Os movimentos dos líderes da região têm sido concebidos para fazer frente aos desejos e ambições que eles desejam verem satisfeitas no cenário mundial e não para conseguir equacionar uma questão em si só já bastante problemática. Uma atitude desejável, argumentam, é o distanciamento da questão de atores que não têm muita coisa a contribuir para sua solução.