sábado, julho 15, 2006

Que País é Esse?

Bombas explodindo em estacionamentos de Shopping Centers, policiais e civis baleados, agências bancárias atacadas, medo entre a população, o tal do Marcola dando esculacho em deputado federal, etc, etc, etc.
É difícil achar um só culpado pela situação, como também é impossível achar um só governante que não possa ser responsabilizado. Enquanto a cidade pega fogo, o Governador Cláudio Lembo diz que está tudo sobre controle, enquanto o PCC faz do tráfico de drogas e de armas sua principal coluna de sustentação, o Governo Federal faz de conta que não tem nada com isso, como se o combate à essas atividades não fosse de rsponsabilidade da Polícia Federal; governo e oposição fazem de tudo para lucrar eleitoralmente com a situação, como se não estivesse em jogo a própria existência da sociedade como a conhecemos, e o prefeito nem abre a boca, como se não ocorressem os fatos em sua jurisdição.
Se alguém ousa tocar mais fundo na ferida como Serra ou Bornhausen ( que também têm suas contribuições devidamente registradas ), é logo tachado de golpista e desqualificado. Colunistas em geral preferem acusar o governo e esquecer-se dos reais criminosos.
Daqui a uns três, quatro dias, forma-se um consenso pela urgência da adoção de um dos vários planos emergênciais de segurança pública engavetados no Congresso, faz-se uma reunião pluripartidária, com fotos e matérias de capa no Estadão e na Folha e não se fala mais nisso.
Até os próximos ataques.
Que país é esse?