sexta-feira, dezembro 08, 2006

Turistas

O Paulo Moreira Leite acusa, em um texto no seu blog, o recebimento de um manifesto pedindo pelo boicote ao filme ‘Turistas’, que retrata uma malfadada excursão de turistas americanos ao Brasil, onde eles são assaltados, sequestrados, assassinados e têm órgãos extirpados por gangues de traficantes de órgãos.
Eu também recebi esse e-mail com esse manifesto.
É risível.
Eu, aliás, já tinha lido um texto sobre esse filme no blog do Marcelo Tas e até cheguei a ver o trailler no Manhattan Connecttion. O máximo que eu posso dizer, já que ainda não vi o filme, é que parece ser bem ruinzinho. Mas daí a dizer que denigre a imagem do país no exterior vai uma distância enorme.
Pelo que eu percebi, o filme não mostra nada que não seja verdade e de conhecimento de qualquer pessoa que viva em qualquer grande cidade do Brasil.
Ou as pessoas não são seqüestradas, assassinadas e estupradas aos milhares por aqui?
Eu me lembro de Central do Brasil, onde o personagem mirim Josué era vendido por uma senhora inescrupulosa para uma quadrilha de traficantes de órgãos, por exemplo. Pelo que me recordo não houve nenhum escândalo, muito pelo contrário, criou-se um clima de Copa do Mundo em torno da possível premiação do filme com um Oscar.
Lembro também, do caso daquela pobre garota, Liana Friedenbach, que teve o horrível destino de que todos nós nos lembramos. Ela e tantas outras pessoas inocentes. E o assassino vai ser solto...
Se os brasileiros em geral se escandalizassem mais com falcatruas e impunidade e menos com besteiras como essa polêmica em torno desse filme, talvez a realidade mostrada nele não fosse tão acurada...