quarta-feira, janeiro 17, 2007

Sting like a bee!!!


Float like a butterfly, sting like a bee
Your hands can´t hit what your eyes can´t see.
Esse era o mote de Cassius Clay, ou Muhammad Ali, o maior pugilista de toda a história do esporte, tri-campeão mundial dos pesados com um cartel impressionante de 56 vitórias ( 37 por nocaute ) e apenas 5 derrotas.
E era exatamente isso que ele fazia dentro do ringue: flutuava em torno dos adversários com sua leveza e agilidade, com seu magnífico jogo de pernas e batia com uma potência impressionante. Conseguia ser um estilista e um matador ao mesmo tempo. Se essa combinação é difícil na nobre arte, entre os pesos pesados é mais rara ainda. Atingir essa combinação no nível de Muhammad Ali é miraculoso.
Ali tem em sua história algumas das maiores lutas de boxe de toda a história, como a vitória épica sobre George Foreman no Zaire ( atual República Democrática do Congo ) por nocaute depois de ter deliberadamente apanhado por rounds a fio daquele que talvez seja o lutador mais forte entre os pesados em todos os tempos. Tudo para cansar o impressionante Foreman e depois nocauteá-lo. Uma luta digna de heróis, que foi inclusive retratada no cinema como documentário no filme Quando Éramos Reis e serviu de inspiração até para uma das lutas da série Rocky, de Silvester Stalonne.
É essa luta que se vê no vídeo aí acima. Vale a pena esperar pra carregar os cinco minutos: é história.
É o ídolo de gente como Mike Tyson, o último dos grandes pugilistas entre os pesados, que o conheceu quando de uma visita de Ali ao reformatório onde Tyson passou parte de sua adolescência.
Hoje Muhammad Ali faz 65 anos, ironicamente exibindo uma imagem de fragilidade em decorrência de sua luta contra o Mal de Parkinson, ele que foi o mais temido e altivo de todos os boxeadores.
Happy Birthday!!!