domingo, agosto 13, 2006

Reduzindo as ilusões a pó

Ataques de facções terroristas merecem apoio e solidariedade da classe intelectual, sejam os ataques desferidos aqui ou em solo estrangeiro, enquanto ações defensivas por parte de Estados democráticos são considerados ultrajes; a justiça concede um indulto de Dia dos Pais para mais de 10,000 presos, mostrando não ter aprendido a lição dos ataques ocorridos no fim-de-semana do Dia das Mães; a maior roubalheira da história recente do País será aprovada e merecerá bis segundo as urnas em Outubro.
Agora criminosos seqüestram um repórter e um auxiliar técnico e. após soltar um deles ( o auxiliar ) devidamente equipado com um DVD com uma mensagem do PCC criticando o Regime Disciplinar Diferenciado e dando aulas de democracia e direito, além de conter ameaças explícitas a familiares de políticos e policiais, exigem a exibição do vídeo em troca da vida do repórter ainda em poder deles, no que são prontamente atendidos.
Está faltando decência, inteligência, competência e coragem. Tanto às autoridades como à população em geral e à mídia.
Enquanto votamos em governantes ineptos e corruptos e oportunistas, a mídia em geral faz conluio com o partido ( ou partidos ) do poder e as autoridades não conseguem dar garantias mínimas de segurança e probidade à sociedade, como ficou patente nesse último episódio, quando nem foi cogitada, pelo jeito, uma ação de resgate, preferindo-se sujeitar às exigências e ordens de bandidos. Afinal, o auxiliar foi liberado ás 11h00 da noite e o vídeo foi ao ar à meia-noite e meia.
O País, de forma geral, parece já ter desistido de ser minimamente decente e habitável e caminhamos rumo a um abismo. Como dizia o Cartola, em tempos menos bicudos, abismo que cavamos com nossos pés.